domingo, 23 de agosto de 2015

Pluralidade Cultural




O berço da cultura nordestina foi influenciado por indígenas,africanos e europeus,como a região foi a primeira efetivamente colonizada por portugueses a sua influência luso brasileira é contundente,posteriormente vieram os africanos através de navios negreiros,as influências africanas são predominantes na costa de Pernambuco à Bahia e no Maranhão,e ameríndias,em particular no Sertão semiárido.
A riqueza cultural do nordeste é demostrada através de suas manifestações folclóricas e populares, dança,modo de agir,expressões próprias,dentre muitas outras,mas a riqueza cultural desta região se expande e também é demonstrada na literatura e música,ambas as áreas têm dado grande contribuição para o cenário cultural brasileiro.


Festa Junina 


"Acende a fogueira, João nasceu!” Parece canto de festa junina, mas foi uma ordem dada por Isabel assim que deu à luz, naquele 24 de junho. Conta a tradição popular que o fogo foi a forma de comunicar o parto à sua prima, Maria, que estava em outro ponto do vale. Maria também estava grávida: seis meses depois, era a vez de Jesus vir ao mundo.

Além dos laços familiares, João tinha outras coisas em comum com o profeta que daria origem ao cristianismo. Como Maria, Isabel também engravidou contra todas as probabilidades. Não era virgem, mas dizia-se que estava estéril e tinha idade avançada quando concebeu o último filho. Ele se tornou um pregador e ficou conhecido por batizar os gentios nas águas do Rio Jordão. Mas quando o apontavam como o esperado Messias dos judeus, ele anunciava: “Eu, na verdade, batizo-vos com água, mas eis que vem aquele que é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de desatar a correia das sandálias; esse vos batizará com o Espírito Santo e com fogo”. Referia-se ao primo.

Para ganhar de vez o apelido de “Batista”, realizou um feito capaz de fazer inveja a qualquer outro santo: abençoou o próprio Jesus, testemunhando em seguida a descida do Espírito Santo em forma de pomba – era o início da meteórica missão do “filho de Deus”.


 Gravuras: revista de histórias

Frevo!



Cícero Paulo do Acordeon 


Cultura-Nordeste 

Nenhum comentário:

Postar um comentário