sábado, 8 de agosto de 2015

Aspectos naturais do Rio Grande do Norte e o mistério do Sol Nascente

A sua vegetação é marcada pelos mangues e pela mata atlântica.Na parte oeste do Estado,onde as temperaturas são elevadas e a pluviosidade é reduzida, a vegetação predominante é a caatinga.
A superfície do Estado é predominante,em sua maioria,por um relevo plano.O relevo do Rio Grande do Norte é formado por duas unidades de relevo:terras baixas e planalto.
Apresenta dois tipos de clima:tropical úmido litorâneo e tropical semi-árido.Na parte litorânea o clima predominante é o tropical úmido,as temperaturas apresentam uma média anual de 20 graus Celsius ,os índices pluviométricos são razoáveis durante o ano.Em oposto a parte interiorana do Estado apresenta uma média de temperatura mais elevada,e os índices pluviométricos na região são baixos e não superam os 800 mm ao ano.
A hidrografia do Estado do Rio Grande do Norte é marcada pela temporariedade de seus rios, ou seja, rios que secam em um período do ano em decorrência do desprovimento de chuvas. No entanto, também existem rios de regime perene (que não secam) no agreste e no litoral. Dentre os rios que compõem a hidrografia, os principais são: Mossoró, Apodi Assu, Piranhas, Potengi, Trairi, Jundiaí, Jacu, Seridó e Curimataú.



Aspectos de Natal



 Natal é a capital do estado do Rio Grande do Norte, Brasil. Pertencente à Região Metropolitana de Natal, à microrregião de Natal, à mesorregião do Leste Potiguar e ao Pólo Costa das Dunas.

A cidade nasceu às margens do rio Potenji e do Forte dos Reis Magos, no extremo-nordeste do Brasil numa região chamada "esquina do continente" distante a 2.507 quilômetros de Brasília. É conhecida como a "Cidade do Sol" ou "Noiva do Sol" por ser uma das localidades com o maior número de dias de sol no Brasil, chegando a aproximadamente trezentos. Também a chamam de "Capital Espacial do Brasil" devido às operações da primeira base de foguetes da América do Sul, o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno no município limítrofe de Parnamirim.


Forte dos Reis Magos 



A Fortaleza dos Reis Magos é uma edificação cultural histórica localizada na cidade de Natal.
Foto por:Brasil Escola



Lagoa de Arituba

Resultado de imagem para lagoa de arituba em natal


A Lagoa de Arituba é um dos mais movimentados pontos turísticos do Rio Grande do Norte.Ela situa-se ao litoral sul do Estado a uma distância de apenas 35 km da capital.
Foto por:Fabiana Maia



Pôr do Sol na Noiva do Sol



Essa imagem explica porque Natal é conhecida como a Cidade do Sol.

"O sol é o pé e a mão
O sol é a mãe e pai
Dissolve a escuridão

O sol se põe se vai
E após se pôr 
O sol renasce no Japão".
Skank-Dois Rio,composição (Samuel Rosa,Lô Borges,Nando Reis)
Foto por: Alfred Tuareg








Nenhum comentário:

Postar um comentário