sábado, 8 de agosto de 2015

Geografia do Nordeste:As diferentes faces

Quando se fala a respeito da geografia do nordeste e temas referentes muitas pessoas por falta de conhecimento ou experiência pensam apenas na dura vida enfrentada pelos sertanejos no cotidiano do sertão,porém o nordeste,como o Brasil,é plural em todos os aspectos e na sua geografia não poderia ser diferente,não existe apenas um nordeste sofrido além desse traço há também a audácia,astúcia e alegria que motiva esse povo e juntamente a isso diferentes traços físicos e naturais.
O nordeste é formado por nove estados,são estes:Maranhão (São Luís),Ceará (Fortaleza),Piauí (Terezina),Rio Grande do Norte (Natal),Paraíba (João Pessoa),Alagoas (Maceió),Sergipe (Aracaju) e Bahia (Salvador).
Quanto ao clima o nordeste é dividido em quatro subdivisões levando em conta critérios climáticos e referentes a urbanização.

Zona da Mata:apresenta a maior população e urbanização e compreende a faixa litorânea,vai do Estado do Rio Grande do Norte à Bahia,o seu clima característico é o tropical úmido,possui bons resultados com o turismo,possui mata atlântica,desgastada igualmente como no sudeste,a pluviosidade é regular e o solo fértil.

Agreste:é a área transitória entre a zona da mata,acompanha a faixa da zona da mata do Rio Grande do Norte ao sul da Bahia,é uma região bastante seca e úmida,na região agreste predominam os minifúndios referentes a produção de subsistência e a pecuária leiteira,parte dessa produção é comercializada na Zona da Mata.

Sertão:o clima é semi-árido e situa-se no centro da região nordeste em uma área que vai desde o litoral do Ceará e Rio Grande do Norte até a região sudoeste da Bahia.Há escassez de chuvas e por está razão atividades referentes a pecuária e agricultura são pouco difundidas e praticadas,a vegetação característica é a caatinga.O único perene que a região apresenta é o São Francisco,o qual fornece água para irrigação e funcionamento de hidrelétricas.

Meio-Norte:essa região apresenta uma maior pluviosidade conforme se afasta para oeste,em direção aos Estados do Norte e compreende o Estado do Maranhão e boa parte do Piauí.A vegetação é de matas de cocais que possibilitam considerável suporte para a atividade de extrativismo vegetal.Outras atividades praticas são a criação de gado,o cultivo de algodão e arroz.

Região da Zona da Mata:por Geo-Conceição


Região Agreste:por Gehraphia Mundi

Região do Sertão:por Geografia do Brasil 

Região Meio-Norte:por Brasil Escola















Nenhum comentário:

Postar um comentário