domingo, 23 de agosto de 2015

Culinária Nordestina

A culinária nordestina é forte, influenciada pelas condições geográficas-econômicas e principalmente pelas comidas africanas/portuguesas.

Os pratos contém, geralmente, muitos vegetais, carne bovina e caprina, peixes e frutos do mar. Devido ao bioma da caatinga, os pratos adquiriram um sabor forte, apimentado e com alto teor calórico. Já no litoral do Nordeste,  receberam um sabor carregado, além de uma variedade de ingredientes e cores. Os frutos do mar se destacam, com a produção de bobó de camarão, moquecas de peixe ou moluscos e crustáceos.
Na Bahia e no Pernambuco, os pratos africanos fazem sucesso, por causa da escravidão dos negros.  Em Alagoas, prevalecem os pratos com frutos do mar. Já no Maranhão, com um forte contribuição dos portugueses, receberam pratos com temperos picantes e uma comida característica do estado. No sertão do Nordeste, devido ao clima, a carne-de-sol, feijão, milho, rapadura e pratos elaborados com raízes, como a mandioca são os mais populares.

Tapioca
A tapioca ou beiju, é uma massa feita com goma originária da fécula da mandioca que foi criada pelos índios brasileiros (tupis-guaranis). Depois, os colonizadores foram dominando as técnicas dando origem a famosa tapioca.

Baião de Dois
Quando o povo nordestino passava por problemas devido a seca na região, a comida era escassa e era preciso guardar o necessário, sem que houvesse desperdício. Por isso, surgiu no Ceará, o Baião de Dois, uma mistura de arroz, feijão, carne seca e queijo coalho.

Acarajé
Receita de origem africana que teria surgido de acordo com uma lenda de Xangô e sua esposa Iansã. É um bolinho feito com feijão fradinho, sal, alho, cebola, gengibre frito no azeite de dendê e recheado com camarão seco temperado.

Moqueca
É um prato no qual é cozido peixe com azeite de dendê, leite de coco, pimenta e coentro.

Carne de Sol com Queijo Coalho
A carne de sol geralmente é consumida no Nordeste com pirão (feito de coalhada, leite, manteiga de garrafa, farinha de mandioca) e queijo coalho.

Paçoca de Carne Seca
É uma farofa criada com a mistura da farinha de mandioca, cebola e carne seca moída. Consumida, geralmente, com banana e baião de dois.

Sarapatel
É um prato criado com vísceras de porco, bode ou carneiro, cozida com o sangue do animal e recebe diversas variações pelos estados. Pode ser acompanhado de farinha e pimenta.

Vatapá
É um creme que tem diversas receitas. Geralmente, é feito com camarão, pão, farinha de rosca ou fubá, castanha de caju, pimenta, leite de coco, amendoim e azeite de dendê. É servido com recheio para o Acarajé.

Caruru
É um prato produzido com quiabo, camarão, azeite de dendê e temperos que são misturados à farinha de mandioca e caldo.


Via: Comidas Típicas

Sarapatel
Foto: Conhecendo mais Porto Seguro

Acarajé
Foto: Café com amigas











 

Nenhum comentário:

Postar um comentário